14/01 - Água Alcalina – O que é água alcalina e porque beber água alcalina?

Compartilhe essa publicação

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Blogger
  • Add to favorites
  • RSS

flowing-water-with-air-bubbles

         Saiba mais sobre a importância da água alcalina para a saúde

Para entender a água alcalina é preciso entender sobre ácidos e alcalinos (equilíbrio ácido base). É essencial para o nosso corpo manter um pH no sangue entre 7,35 e 7,45 para estarmos saudáveis. Mas o que é pH? A definição mais simples que ouvi foi do Dr. José Irineu Golbspan, médico nutrólogo com atuação em Porto Alegre. O corpo humano é uma grande máquina que precisa produzir energia para funcionar, ou seja, precisa consumir elétrons para funcionar. A nível celular, quando consumimos elétrons sobram os prótons. O próton mais simples é o H+. No pH se mede a quantidade de prótons (íons H+). Quanto mais prótons temos, menor é o pH e mais ácido é o meio. Quando nosso corpo gasta energia, nós consumimos elétrons, temos excesso de prótons e o nosso organismo acidifica.

Nós precisamos eliminar este excesso de ácido que é prejudicial à saúde. Isto é feito através da urina, quando eliminamos ácido úrico, através da respiração, quando eliminamos ácido carbônico na forma de CO2, através do estômago quando eliminamos ácido clorídrico e através da transpiração.

Portanto nós somos uma grande máquina que produz energia (consumindo elétrons) e uma grande máquina de eliminar ácidos.

Importante saber que as doenças degenerativas (que vem naturalmente com a idade) se desenvolvem em meio ácido.

Quando comemos e tomamos líquidos ácidos, comuns ao nosso cotidiano (ex: refrigerantes, produtos industrializados, frituras, etc), temos mais dificuldade em eliminar o excesso de ácido e estamos mais propícios a desenvolvermos essas doenças. O principal órgão que elimina ácidos é o rim. Para o rim funcionar adequadamente, precisamos tomar muita água. Mas qual água devemos tomar? Uma água ácida que faz com que o nosso organismo acidifique mais e tenha que eliminar mais ácidos, ou uma água alcalina que facilita a eliminação dos metabólitos ácidos e neutraliza o excesso de prótons produzidos?

A resposta é clara! Você deve beber 2 litros de água alcalina por dia!

Mas o assunto é muito mais interessante. Vamos falar sobre água e diabetes, emagrecimento, Alzheimer, osteoporose e outras tantas doenças. Também falarei sobre a importância de minerais, de nos mantermos hidratados e de diversos elementos que podem ser encontrados na água.

Tenho certeza que todos que lerem os posts a partir de agora, tomarão água alcalina e indicarão água alcalina para todos os amigos e familiares, e entenderão porque a Água Alcalina da Acqualive é considerada a água ideal pelos especialistas.

Comentários